Visões da Covid: Brasileiros pelo mundo comentam a pandemia

A covid já deixa mais de 430 mil mortos no Brasil. É o segundo país com mais mortes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Enquanto a média de mortes diárias segue próxima a 2 mil, com picos acima de 3 mil, a vacinação caminha a passos lentos. O governo federal nunca escondeu o descaso com a doença, e também tem responsabilidade no atraso para a aquisição de imunizantes. Entretanto, a situação vista no Brasil não é a regra. Outros países seguem com poucos mortos e políticas certeiras para conter a covid-19.

O Brasil passou a ser visto como pária no mundo. Celeiro de novas mutações do vírus que circula livre. Um “risco sanitário” para a humanidade, nas palavras da Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante deste cenário, a RBA conversou com brasileiros residentes em países que tratam a pandemia de outra forma. Muitos deles começam a superar o fantasma da pandemia. Em pauta nestas conversas, como esses países reagiram à pandemia; como o vírus afetou suas vidas; como foram as ações dos governos; entre outros temas urgentes.

Vacina já

Entre elas está Miriam Sanger. A jornalista vive em Israel, um dos primeiros países a dispensar uso de máscaras, após recuo da pandemia, fruto de um agressivo processo de vacinação. Mais de 60% da população já está imunizada em algum grau, com a aplicação de vacinas da Moderna e da Pfizer. “Somos um dos primeiros países do mundo a reabrir a economia e as atividades depois da redução do número de infectados e de mortos”, avalia Miriam.

“Tivemos vários lockdowns, fechamento total do país, durante duas semanas, três semanas, em que só podiamos nos locomover em uma área de até mil metros da residência. Só serviços essenciais ficaram abertos, como farmácias, médicos e mercados. A primeira onda foi superada rapidamente, a segunda foi mais complicada. Felizmente, logo depois do pico da segunda onda começou a vacinação rápida por meio de um sistema público”, afirma.

 

Fonte: https://www.ncst.org.br/

Redação Sisep

https://sisep.com.br