Plano de Eliminação do Tracoma como Problema de Saúde Pública

Aconteceu nesta quarta-feira, 21, em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal, a apresentação do Plano de Eliminação do Tracoma como Problema de Saúde Pública no auditório do Sisep.

Essa apresentação teve como público agentes de saúde, técnicos e enfermeiros das UBS e contou como palestrantes a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba Gláucia da Costa Balieiro, a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Birigui Maria Helena Yazawa e o Enfermeiro da UBS 7 Caio César Mafi Silva.

A Enfermeira Gláucia expòs aos presentes que o Governo do Estado de São Paulo está executando o trato do Tracoma desde o início de janeiro.

Explicou também que o Tracoma é uma doença oftalmológica que é transmissível por bactéria e que pode ser transmissível por contato, ou seja, se uma pessoa tiver a bactéria, ela poderá contaminar todas as demais pessoas que compartilharem fronhas, toalhas e qualquer outro objeto que tenha contato com os olhos. O Tracoma é uma doença que pode levar à cegueira e por isso é tão importante a realização desse plano de eliminação.

Foi apresentado aos presentes como deverá ser preenchida a ficha do censo, fichas de consentimento e assentimento para todos que forem avaliados.

O Enfermeiro Caio apresentou as áreas determinadas pelo Governo do Estado para a aplicação do Censo e como deverão ser feitas as abordagens. Lembrando que é muito importante que a população colabore com o trabalho das equipes de saúde para que tenhamos bons resultados nesse censo e nas avaliações.